Seiko 6139-6002 Black Dial

O Seiko 6139-6002 Black Dial faz parte da mesma família do Seiko Pogue que já foi apresentado neste blog (Seiko 6139-6002 – Um relógio em missão espacial). A versão que ficou famosa por ser usada na missão espacial Skylab 3 pelo Coronel Pogue tem mostrador amarelo metálico, mas esta variação tem mostrador preto com ponteiros dos segundos e acumulador de minutos em vermelho. O exemplar que possuo tem um número de série que indica que ele foi fabricado em novembro de 1973.

seiko_seiko_06
Seiko 6139-6002 fabricado em novembro de 1973

O Seiko 6139-6002 é um cronógrafo com capacidade para acumular apenas 30 minutos de tempo decorrido, mas devemos lembrar que esta família de cronógrafos foi um dos primeiros movimentos mecânicos com esta complicação a ser lançado no mercado, em uma corrida contra um grupo de fabricantes que se uniu para desenvolver um movimento denominado Calibre 11 e o denominado El Primeiro que foi desenvolvido em conjunto pelas empresas Zenith e Movado.

seiko_seiko_04 É possível observar os sinais de usinagem originais na caixa de aço deste exemplar

Este exemplar apresenta mostrador, ponteiros, cristal e ponteiros originais. É possível observar a passagem do tempo através do desgastes no logotipo Seiko do mostrador e no material fluorescente dos dísticos que apresentam sinais de oxidação, mas nenhuma intervenção estética foi feita justamente para preservar o originalidade da peça e evitar riscos em intervenções que possam descaracterizas os detalhes originais do relógio.

Propagandas da época

As propagandas da época tentavam associar estes relógios ao mundo da velocidade como automobilismo e outros veículos automotores como motocicletas, além de uma quase constrangedora masculinidade estilo Macho Man, principalmente diante dos padrões atuais, como é possível ver nas imagens abaixo.

6139-6009-2
Propaganda dos anos 70 (Fonte: Fórum TZ-UK)
seiko_6139_adv_1
Propaganda dos anos 70 (Fonte: Fórum TZ-UK)
allmanswatch
Propaganda dos anos 70 (Fonte: Fórum TZ-UK)

É interessante constatar nestas pesquisas sobre relógios e suas propagandas que a indústria procura adaptar suas estratégias de acordo com a cultura local. No exemplo abaixo verificamos que o estilo Macho Man não foi adotado nesta propaganda européia.

seiko_6139_adv
Propaganda européia do Seiko 6139

 

Conclusões

Os relógios da família Seiko 6139 apresentam caixas e estética bem datadas nos exageros dos anos 70. A caixa do Seiko 6139-6002 apresenta um formato que não deixa dúvidas a sobre a época em que foi fabricada, mas que mantém muitos admiradores pelo mundo. Sua aparência parece ter sido inspirada na evolução tecnológica da época, nos esportes a motor e nos conceitos de masculinidade da época.

Referências

Forum TZ-UK: Incoming !! Birth Year Vintage Seiko (último acesso em 18/09/2016)

Hodinkee: Seiko 6139, The Other First Automatic Chronograph (último acesso em 18/09/2016)

Hodinkee: At The Bench The Restoration Of A Seiko 6139-6005 (último acesso em 18/09/2016)

Histórico de alterações no texto e agradecimentos

Alterado em 19 de setembro de 2016 para acrescentar a propaganda européia que faz um contraponto aos companhas publicitárias norte americanas e japonesas.

Também gostaria de agradecer ao Lorde Alberto Ferreira, moderador do Fórum Relógios Mecânicos que me cedeu este exemplar para restaurar e sempre nos cativa com suas palavras de incentivo para preservar a história dos relógios antigos e velhinhos.

————————————————————————–

Obs: Todas as fotos e relógios são do autor, com exceção das propagandas  (FORUM TZ-UK). As fotos produzidas pelo autor podem ser utilizadas desde que se mantenham os créditos.

Anúncios

Um comentário sobre “Seiko 6139-6002 Black Dial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s